quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Falando de Investimentos - Parte 2 - Renda Váriavel


Falando de investimentos




Salve salve pessoal!

Estou aqui para prosseguir com essa série acrescentando informações sobre renda variável. Gosto muito de observar de onde vêm as coisas, de onde surgiu e por isso vou iniciar contando um pouco da história por trás disso, ops na verdade não.

 

Pesquisei a origem do termo, porém só localizei o significado, então lá vai.

Renda - Total das importâncias recebidas periodicamente, por pessoa física ou jurídica, como remuneração de trabalho ou de prestação de serviços, de aluguel de imóveis, de aplicação de capital etc.; rendimento.
Variável - Sujeito a variações ou mudanças; que pode variar; inconstante, instável.

Imagino que desde os primórdios do escambo temos a possibilidade da renda subir ou descer, seja um espelho ou um pedaço de terra como moeda de troca.
Desconsidere a história por si só desta imagem (alguns podem ficar com raiva, então vamos explicar), índios não possuíam o conceito de posse. Seria análogo um homem chegar até você e trocar o ar a sua volta por 200 bitcoins, provavelmente você daria risada, pegaria os bitcoins e iria embora chamando eles de loucos.

Eu correndo com a bufunfa :)

Enfim, voltando ao tópico desta postagem. Temos os seguintes produtos considerados renda variável pela CMV, caso queira se aprofundar no assunto clique sobre o título e você será direcionado ao BMF Bovespa.

Ações


São valores mobiliários emitidos por sociedades anônimas representativos de uma parcela do seu capital, ou seja, você virá sócio da empresa. Com as ações você ganhar dividendos e também com ganhar ou perder com as oscilações do mercado.

BDRs


O Brazilian Depositary Receipts patrocinados (BDR) são valores mobiliários com lastro em outro ativo (Ações, commodities, contrato futuro, entre outros) emitido no exterior. A companhia estrangeira deve contratar uma instituição depositária que será responsável pela emissão dos BDRs.

CEPAC


Os CEPACs são valores mobiliários emitidos pela prefeitura de determinado município e utilizados como meio de pagamento de contrapartida para a outorga de direito urbanístico adicional dentro do perímetro de uma operação urbana consorciada. Normalmente a prefeitura realiza tal ato quando localiza uma área de grande valorização imobiliária.

ETF


O ETC (Exchange Traded Fund) é um fundo que junta vários recursos destinado a uma carteira de ações, é negociado em corretoras ou distribuidoras de títulos no molde de cotas. Normalmente é utilizado como diversificador de carteira.

 Fundos de Investimentos Imobiliário


Os fundos são recursos destinados a ativos do mercado imobiliário, ou seja, os recursos podem ser utilizados dependendo do FII para construção, compra de terreno, compra de salas comerciais, entre outros. A renda virá dos aluguéis, vendas ou arrendamento do local. No momento está sendo utilizado em grande quantidade na finasfera em detrimento da queda da Selic.

Standard & Poors 500 (S&P 500)


É semelhante ao contrato futuro E-mini, sendo um derivativo do S&P500. Utiliza como portfólio as blue ships (Top 500 de companhias) onde você negocia hoje as expectativas futuras. O interessante aqui é possuir um panorama geral da NYSE, pois cerca de 80 % do valor de mercado das companhias estão agrupadas nestas 500 empresas.

Índice Bovespa


O famoso Ibovespa é o reflexo das ações negocias na bolsa de valores, seu retorno é sobre as variações do s ativos negociados e a distribuição dos proventos das empresas.

Índice Brasil 50


Semelhante ao S&P 500, entretanto negociando apenas as top 50 brasileiras.

Índices BRICS


É um derivativo estrangeiro referenciado a ações dos países participantes do BRICS, assim você pode negociar a expectativa da FTSE/JSE (Índice das top 40 dos países participantes).




Não me aprofundei nos tópicos para não ficar maçante. Neste primeiro contato queria apenas informar, tenho certeza que há muitas pessoas que não conhecem a maioria destes tipos de investimento e agora vão procurar informações.

Provavelmente no próximo post irei abordar as siglas utilizadas, me confundiu muito no começo e acho que posso facilitar esse entendimento para os iniciantes.



Quer assuntos específicos? Peça nos comentários!

2 comentários:

  1. Fale sobre sua carreira e vida pessoal, guardando é claro a privacidade rs, sabe como é, aqui o pessoal gosta de um Big Brother rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais para frente vou colocar mais coisas relacionado a isso, mais minha vida não difere tanto de outros não, rs. Sou engenheiro eletricista e atualmente trabalho com BI (Faço análise, Cenários, KPI´s, Dashboard) e aplico tecnologia em processos repetitivos em uma seguradora.

      Excluir

Obrigado por partilhar suas informações, isso ajuda a evolução mutua!