Como comentei iria voltar com exemplos práticos em relação a primeira parte, se não leu, leia caso contrário não entenderá essa continuação.
Análise Técnica - Prevendo ciclos - Parte 1
Come on, let´s start!
SELIC
Para ficar mais fácil visualizar as curvas nos gráficos amortizei a SELIC mensal, conforme abaixo:
Selic do mês amortizada = Soma da taxa mensal dos 12 últimos meses divido por 12.
Assim podemos observar melhor a curva, veja.
Os dados foram extraídos no site da receita
INDUSTRIA
Fonte dos dados: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=8&op=0&vcodigo=IND20700&t=indice-base-fixa-mensal-sem-ajuste
Sim, ocorreu estre movimento. Inseri propositalmente o período de janeiro a maio de 2013 onde ainda há uma pequena queda da SELIC e assim verificar que até esse período teve um leve e constante aumento na indústria.
COMÉRCIO
Agora vamos verificar o comercio varejista, quero lembrar que o comércio se movimenta com maior intensidade em datas comemorativas, então vamos ver um curva parecida em cada ano, repare que próximo a dezembro e inicio de janeiro o consumo é maior. Por isso para visualizar melhor inseri uma linha de tendência.
Fonte dos dados: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=2&op=0&vcodigo=MC71&t=volume-vendas-comercio-varejista-ampliado-tipos
Repare que a linha amarela está representando uma queda, por mais parecido que seja as sazonalidades em sua correspondência no ano subsequente que é a linha azul.
Enfim, Vamos visualizar o comportamento no período da FORD ( FDMO34) e Braskem (BRKM5)
Cliquei e visualizei rapidamente, vale salientar que sempre haverá exceção, empresas sobem e descem dependendo do seu comercial, operacional e o nicho que ocupa.
O Brasil só pode melhorar se nós nos ajudarmos, então deixe sua opinião sobre esse tópico.
Forte abraço pessoal!!!
Esse post e o anterior, nem tenho muito o que comentar só agradecer !! pois é um aprendizado, valeu !!
ResponderExcluirObrigado, forte abraço
Excluir